Eficiência Energética e Energia Limpa – Unisociesc
Eficiência Energética e Energia Limpa

Eficiência Energética e Energia Limpa

Grátis
Categories:
  • Description
  • Eficiência Energética e Energia Limpa

    Carga Horária:

    400 horas

    Duração:

    12 meses

    Unidade:

    Palácio Avenida

    Valor:

    25 x R$785,00

    Objetivo

    Oferecer capacitação de vanguarda direcionada aos principais setores consumidores de energia no país, bem como atualização e aprofundamento nos novos mecanismos vinculados à emissão de energia limpa. Capacitar os alunos para apresentação de um Projeto de Eficiência Energética, contemplando ações sustentáveis a serem realizadas a curto, médio e longo prazos.

    A quem esse curso se destina

    Profissionais graduados nas áreas de Ciências Ambientais, Humanas, Naturais, Exatas e Tecnológicas que atuam na área ambiental no setor industrial, instituições públicas e órgãos de fiscalização.

    Programa do curso

    • EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: CONCEITOS, PROGRAMAS E DESAFIOS (12h): Conceitos. Desafios do desenvolvimento sustentável. Políticas públicas e programas relacionados à eficiência energética. Aspectos legais e institucionais. Incentivos. Certificações ambientais de edificações. LEED. Acqua. Procel. Técnicas ambientais, econômicas e regulatórias. Projetos de eficiência energética. Estudo de caso. Prof. Dr. Gustavo Rafael Collere Possetti
    • GERAÇÃO DE ENERGIA CONVENCIONAL E RENOVÁVEL (24h): Conceitos gerais do setor elétrico e matriz energética brasileira. Operador Nacional do Sistema Elétrico. Sistema interligado nacional. Energias renováveis. Principais fontes. Fundamentos. Aplicações. Geração distribuída e eficiência energética. Redes inteligentes. Cogeração. Critérios econômicos para tomada de decisão para escolha da fonte alternativa. Estudo de caso. Profa Msc. Ana Maria Antunes Guimarães 
    • DIAGNÓSTICO E RETROFIT ENERGÉTICO (12h): Energia em instalações industriais, comerciais e de serviço. Consumo energético e principais custos. Gestão da energia. Critérios econômicos para tomada de decisão para otimização de desempenho energético de equipamentos. Auditoria energética. Estudos de caso.
    • ANÁLISE QUALITATIVA DE ENERGIA (12h): Sistema de geração. Qualidade da energia elétrica. Fator de potência ou energia reativa excedente. Análise do perfil de utilização da energia. Automação. Apuração do desempenho energético. Gerenciamento eficiente das instalações. Estudo de caso.
    • GESTÃO DE PROJETOS DE ENERGIA (12h): Indicadores de desempenho energético. Importância dos indicadores de eficiência energética. Processos, instalações e variáveis que alteram desempenho e consumo. Ferramentas para quantificação. Ações sistêmicas. Comportamento. Volatilidade dos preços de energia. Tecnologia. Melhores práticas  
    • ENGENHARIA ECONÔMICA (24h): Regras instituídas e bandeiras tarifárias. Modalidade tarifária. Enquadramento tarifário. Gestão tarifária. Comercialização de energia. Mercado livre. Aplicativos disponíveis. O fluxo de caixa. Critérios para tomada de decisão. Estudo de viabilidade econômico-financeiro para projetos de eficiência energética. Estudo de caso.
    • MÁQUINAS ELÉTRICAS (24h) Motores. Acionamento de sistemas fluido-mecânicos. Bombas. Ventiladores. Compressores. Otimização de equipamentos. Fatores de influência no desempenho dos motores. Uso de controles de velocidade. Melhores práticas de eficiência energética. Estudo de caso.
    • SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO (24h): Sistemas de refrigeração e climatização. Carga térmica. Compressores e trocadores de calor. Isolantes térmicos. Resfriamento. Instrumentos de medição. Avaliação de custos e desempenho. Fator de manutenção. Fator de utilização. Perdas e rendimentos. Eficiência energética e aproveitamento. Otimização de equipamentos. Estudo de caso de conservação de energia em sistemas de refrigeração.  
    • SISTEMAS DE GERAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE VAPOR (28): Sistemas térmicos. Combustão. Ar condicionado. Refrigeração. Resfriamento. Aquecimento geral. Fornos e caldeiras. Isolantes térmicos e refratários. Técnicas de aproveitamento. Recuperação de calor. Otimização de equipamentos. Eficiência térmica. Melhores práticas. Estudo de caso.  
    • SISTEMAS DE BOMBEAMENTO (12h): Conceitos. Comportamentos de bombas de fluxo. Partida de motores. Acionamentos. Análise de operação constante e variável. Fator de manutenção. Fator de utilização. Perdas e rendimentos. Balanço de energia. Aplicação eficiente. Novas tecnologias. Estudo de caso.
    • SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO E MAQUINAS ELÉTRICAS PREDIAIS– 32h Definições. Tecnologias de lâmpadas disponíveis. Mortalidade de lâmpadas e luminárias. Controlador de luz. Depreciação do fluxo luminosos. Critérios eficientes de escolha do sistema de iluminação. Fator de manutenção. Fator de utilização. Aproveitamento da luz natural. Estudo de viabilidade. Indicadores de eficiência energética. Estudo de caso.
    • SISTEMAS DE COMPRESSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE AR COMPRIMIDO (28h): Conceitos de termodinâmica. Compressores. Potência real de compressão. Importância do ar comprimido. Acionamentos. Avaliação de custos e desempenho dos equipamentos. Fator de manutenção. Fator de utilização. Indicadores de eficiência energética. Novas tecnologias. Estudo de caso.
    • NOVAS TECNOLOGIAS E ENERGIA LIMPA (12H) Energia solar e fotovoltaicos. Tipo de células fotovoltaicas. Principais aplicações. Sistemas solares térmicos. Coletores solares. Usinas solares. Energia geotérmica. Energia eólica. Turbinas eólicas. Tecnologias de aerogeradores. Biomassa e bioenergia. Estudo comparativo de alternativas. Estudo de caso.

    Quando foi que você parou de se perguntar quem é realmente você e qual o seu propósito no mundo? E de que forma a educação pode lhe ajudar nisto? A Unisociesc tem o prazer de apresentar o Método Direct, composto de três módulos transversais às disciplinas teóricas que farão toda a diferença na sua vida:

    • Módulo da Consciência e Descoberta (40h): para começar a trilhar o caminho até seus objetivos, é preciso criar ferramentas para fazê-lo. Este módulo inicia sua jornada na Pós Direct com Malabarizando, um treinamento lúdico que utiliza o malabarismo como ferramenta pedagógiga; o Mindfulness, que é composto de técnicas para a atenção plena que proporcionam equilíbrio mental e foco; e a Directologia, um coaching baseado na metodologia DISC© que ajudará você a entender como reforçar seus pontos fortes e melhorar outras áreas.
    • Módulo da Consciência e Descobertas (40h): você já teve a impressão de que às vezes alguém com metade das suas capacidades consegue oportunidades muito melhores? Será que os outros enxergam em você todas as suas potencialidades? Neste módulo, o Selfbranding será utilizado para mostrar a importância da autoimagem e desenvolver capacidade de venda e autopromoção online e fora das redes para que você não perca nenhuma oportunidade.
    • Módulo do Eu-preendedorismo: junte o conceito clássico de empregabilidade (capital intelectual, emocional e ético voltado para a aptidão organizacional) à capacidade de empreender e você nunca estará fora do mercado, seja colaborando com uma organização ou gerindo seu próprio negócio. O Eu-preendedorismo foca na trabalhabilidade, a capacidade de você gerar renda dentro e fora de uma empresa.
    • Projeto Direct (24h): Saia de vez do tradicional! Ao invés de um projeto de conclusão de curso, oferecemos para você um projeto de construção de curso, feito a cada módulo, para que nada seja acumulado para o final.